segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Configuração WebSpeed

Vamos ao primeiro post oficial do Blog.

Neste post irei explicar como efetuar a configuração do ambiente do WebSpeed para a utilização dos recursos WEB do PROGRESS.

Primeiramente você deve acessar a ferramenta Progress Explorer Tools


Se for o seu primeiro acesso a esta ferramenta, você deverá adicionar um servidor Progress:


Defina as configurações do seu servidor, que por padrão podem ser deixados os valores default:


Conecte no servidor criado. Irão aparecer todos os serviços disponíveis no seu Progress, incluso os serviços WebSpeed padrões.


Vamos criar um novo serviço WebSpeed conectando no banco Sports.

Clique com o botão direito sobre WebSpeed no treeview da esquerda e clique em novo. Será solicitado o nome do seu servidor WebSpeed.


Vamos então as configurações do serviço. Clique com o botão direito sobre o mesmo e vá em propriedades:




Sendo parâmetros: -p web\objects\web-disp.p -weblogerror -db Sports2000 -ld Sports2000 -S 7777 -H localhost -N tcp -> neste campo deve ser apontada as informações do serviço do banco Sports2000.


Com essas configurações básicas feitas e o banco no ar, já é possível subir o nosso primeiro serviço WebSpeed.


Após ativo, o serviço pode ser acesso no seguinte endereço: http://localhost/cgi-bin/cgiip.exe/WService=firstWebSpeed/workshop. Para este passo precisaremos ter um servidor WEB ativo (IIS ou Apache).



Espero que tenham gostado do primeiro post. Estou aberto a sugestões e para tirar possíveis dúvidas.

Abraços,
William Pavei Antero

13 comentários:

  1. Oi William, Parabéns pela iniciativa!!! Ficou show de bola (pena que na minha época não tinha um material como esse.. tive que aprender na raça kkkk)... Abraços Lissandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Lissandra.

      Eu também aprendi muita coisa na "porrada" hehe... a ideia desse Blog é disseminar o conhecimento que tenho para as pessoas que estão iniciando neste mundo do Progress e também para as que buscam novos conhecimentos.

      Abraços,
      William

      Excluir
  2. Boa tarde Willian, tudo bem?

    Estou tentando configurar o webspeed em meu computador, já criei o servidor, porém quando tento conectá-lo, é apresentado o seguinte erro:

    Não foi possível se conectar ao processo Admin Server. Assegure-se de que o processo Admin Server está sendo executado. (8336).

    Se puder me ajudar, agradeço.

    Abraços!
    André Costa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está usando que versão do Progress e do Windows?

      Verifique no services.msc se o serviço AdminService for OpenEdge XX.X está ativo.

      Abraços.

      Excluir
    2. Opa, Estou utilizando o Progress 10.1a com windows server 2003.

      Não possuo o serviço AdminService criado.

      Abraços!

      Excluir
    3. Entre no DOS e digite "PROENV" para entrar no ambiente Progress no DOS. Digite "PROADSV -QUERY" para ver o status do AdminService. Para iniciar o mesmo use "PROADSV - START".

      Excluir
    4. Bom dia William!

      Pegando o mesmo gancho do problema do André, estou na mesma situação!

      Mesma fazendo o que você citou no comentário acima, não estou conseguindo executar o AdminService.

      Grato pelo Post!

      Sds,

      Excluir
    5. Boa noite KBÇÃO.

      Você poderia me informar a versão do seu sistema operacional e do Progress?

      Atenciosamente,
      William Antero

      Excluir
  3. Boa tarde Willian!

    Cara, suas ajudas resolveram o meu problema, muito obrigado!

    Estou com um outro probleminha agora com o webspeed, ve se pode me ajudar, hehehe... Estou fazendo um workflow de aprovação eletrônica, quando vou acesso o portal que desenvolvi, nada é apresentado. Analisei o log broker gerado, e foi apresentado o seguinte erro: Nao existem servidores disponiveis... aguardando... (8418). Identifiquei que existe um kbase para este erro, em que diz para aumentar o valor do parâmetro maxSrvrInstance do arquivo uBroker, aumentei o valor dele, porém apresentou o seguinte erro:
    ERRO: Valor configurado maxSrvrInstance (10) excede o número máximo de servidores licenciados (2). (8453). Sabes o que pode ser?

    Abraços!
    André Costa.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Andre.

    Desculpa pela demora no retorno.

    Por padrão o OE Application Server Basic possui um pequena configuração com capacidade limitada para 2 agentes.

    Você está rodando isso em algum servidor de cliente ou em um Progress local na sua máquina?

    Veja se algum processo não travou seus 2 agentes. Dá uma consultada no server.log para ver se tem algum erro Progress na execução da sua rotina.

    Qualquer dúvida estou a disposição.

    Abraços,
    William Antero

    ResponderExcluir
  5. Olá William, estou com um problema para publicar img do meu dir de imagens , Já coloquei o caminho no propath, colocando caminho absoluto tb e sempre retorna esta msg: Unable to find web object file 'Images/aaa.png' (sendo que minha img está lá no diretório indicado). Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Mi.

      O Propath do WebSpeed serve para saber os caminhos dos programas Progress.

      Para utilizar uma imagem em um HTML, você deve parametrizar esse diretório de imagens dentro do seu servidor WEB. Você está utilizando IIS ou Apache?

      Abraços,
      William

      Excluir